sexta-feira, 26 de julho de 2013

Cultura de Paz nas Escolas é tema de palestra para educadores de Alagoas.

A inserção da cultura da paz nas escolas foi tema dos debates durante Seminário Regional da Paz (Sercapaz), realizado nessa segunda-feira (17), no Centro de Convenções Ruth Cardoso, em Jaraguá. O seminário foi uma realização das Secretarias Municipal de Educação (Semed) em parceria com a Secretaria de Estado da Promoção da Paz (Sercapaz), e trouxe à Maceió o professor João Roberto Araújo, internacionalmente reconhecido por suas teorias sobre a Paz.
O seminário teve como objetivo ampliar a noção do que é cultura da paz e como ela pode ser implementada nas escolas, utilizando os aspectos da inclusão social e do debate em torno de políticas pedagógicas voltadas para a construção do afeto entre os agentes envolvidos no processo educacional.
Durante a abertura do evento, as crianças do coral da Escola Municipal Audival Amélio encantaram e emocionaram todo o auditório cantando clássicos da música popular. A frente do coral, o maestro Carlos Magno, voluntário da escola, fez a plateia interagir com as crianças cantando a música de Jota Quest, "O Sol". No final da apresentação, a diretora da escola Maria Eunice resumiu a belíssima apresentação das crianças com a declaração "esse trabalho é resultado de muito amor".
A secretária de Educação, Ana Dayse Dorea, em sua fala de abertura disse que há doze anos, os dados da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) já apontavam para essa necessidade de se trabalhar uma cultura de paz nas escolas. "é nosso desafio transformar a escola em um ambiente de sensibilização e vivência". Emocionada com a apresentação das crianças a secretária afirmou que é por essas crianças que ela voltou a Semed e está contribuindo com a educação do município. Mas o grande momento do seminário ficou por conta do professor João Roberto Araújo, idealizador do programa Educação para a Paz nas Escolas e nas Famílias e autor do livro Educação Emocional e Social.
Segundo ele, nos apropriamos do conhecimento não só através da ciência, mas também pela filosofia, tradições e artes, fazendo referência a apresentação das crianças do coral. "Somos filhos de uma história evolutiva, filhos da biologia e também filhos da cultura. Eu sou muito a influência que recebi", ponderou durante sua palestra.
Finalizando sua palestra, o professor disse que melhorar o clima emocional na escola é decisivo na aprendizagem das crianças. "Mais importante que a estrutura da escola, do prédio e de tudo mais, é o clima emocional, onde todos que fazem a escola estejam envolvidos nesse clima de paz".
João Filho − Ascom Semed

Nenhum comentário:

Postar um comentário