sexta-feira, 26 de julho de 2013

PROGRAMA ANTI-BULLYING EDUCAR PARA A PAZ


 




O que é o Programa?

O programa antibullying "Educar para a paz" foi desenvolvido pela professora Cleo Fante e, implantado pioneiramente em nosso país, na Escola Municipal Luiz Jacob, na cidade de São José do Rio Preto, interior paulista, no período de junho de 2002 a julho de 2004 .
Com um universo de 450 alunos, de 1ª a 8ª série, a escola era dirigida pela Professora Corintha Medeiros, que abraçou a causa bullying e incentivou o desenvolvimento do programa. A participação de toda a comunidade escolar foi decisiva na redução do bullying, bem como de outras formas de violência escolar, na melhoria das relações interpessoais e na aprendizagem. Assista o Vídeo!

OBJETIVOS
Sua meta principal é erradicar esse nocivo fenômeno social, que vem causando irreparáveis prejuízos a um número expressivo e cada vez maior de alunos e disseminar a cultura de paz em nossas escolas. Promover a inclusão e a integração dos alunos às dimensões da paz pessoal, da paz com o outro e com o meio ambiente, orientados pelo princípio da cooperação, da solidariedade, da tolerância e do respeito às diferenças.

RESULTADOS OBTIDOS COM A IMPLANTAÇÃO DO PROGRAMA
Na primeira fase de implantação do programa - conhecimento da realidade escolar – identificou-se que 67% dos alunos estavam envolvidos em bullying. Desses, 26% eram vítimas, 22% eram agressores e 19% eram vítimas agressoras. Após um semestre de execução das estratégias psicopedagógicas antibullying, os resultados caíram para 10% de envolvimento. No final de dois anos, havia apenas um resíduo de 4% de bullying.
Fotos do desenvolvimento do Programa na EM Luiz Jacob, em S. J. Rio Preto/SP

NOVAS ABORDAGENS DO PROGRAMA
Ao longo dos anos, o programa vem se inovando com a inclusão de novas abordagens, voltadas à educação para a paz e à qualidade de vida de educandos e educadores. O cuidado com a saúde emocional e o gerenciamento do estresse tem sido trabalhado de maneira prática, objetivando ações preventivas que facultem o auto-conhecimento e o desenvolvimento de habilidades de gerenciamento e mediação de conflitos intrapsíquicos e interpessoais.

O programa antibullying "Educar para a Paz" transformou-se em modelo, implantado em inúmeras escolas brasileiras, na íntegra ou adaptado dele. É um programa viável, flexível, de fácil assimilação e adaptação a cada realidade escolar. Suas estratégias e técnicas psicopedagógicas de intervenção preventiva tem se mostrado eficazes na reeducação do comportamento Bullying.

ATIVIDADES EM DESENVOLVIMENTO
I Mostra de Vídeo, Teatro e Cartazes sobre o Bullying Escolar

ATIVIDADES PREVISTAS
- Interiorização de Valores Humanos; Treinamento de Grupos de Alunos Solidários;
Oficinas Temáticas ; Roda dos Sonhos

PARCERIA COM O COLÉGIO DROMOS (Unidade ASA SUL - Brasília/DF)

O Programa Antibullying "Educar para a Paz" começou a ser implantado no Colégio Dromos, em 2006, como resultado da parceria firmada com o Cemeobes.

Estratégias desenvolvidas:
Pesquisa para verificação do envolvimento Bullying entre os alunos; Palestras de sensibilização direcionada à comunidade escolar; Curso de capacitação: identificação, diagnóstico e encaminhamento de casos; Palestra sobre a Saúde Emocional e o Gerenciamento do Estresse, direcionadas aos professores.

ATIVIDADES NO COLÉGIO DROMOS
A Paz Interior - Autoconhecimento
Dentre as atividades do Programa Antibullying “Educar para a Paz”, estão sendo desenvolvidas ações que visam despertar a paz interior.
Exercícios de respiração, alongamento, interiorização e automassagem são algumas das ações que estimulam o encontro consigo mesmo: o autoconhecimento. Clique aqui e confira as fotos!

Reflexões sobre a Violência
Bullying e Cyberbullying: conseqüências psicológicas do comportamento abusivo e intimidatório no mundo real e virtual e suas implicações, de acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente.

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