quinta-feira, 18 de julho de 2013

Recreio orientado: a paz começa na escola Projeto pedagógico com sugestões para um recreio orientado na escola.


Este projeto surgiu da necessidade de envolver os alunos numa atividade prazerosa, durante o recreio, para desenvolver neles o respeito e a solidariedade e evitar situações de bullying, identificadas na escola. Os esportes e as artes têm um papel fundamental na formação de crianças e jovens, pois desenvolvem conhecimentos, habilidades, valores e posturas que contribuem para um crescimento harmônico e para a formação da cidadania. Neste sentido, a escola realizou atividades culturais e esportivas com a finalidade de estimular os alunos para o raciocínio e a criatividade, através de atividades dirigidas e recreativas, que contribuíram para o desenvolvimento de talentos e o gosto pela arte, como música, dança, esporte, pintura e outras atividades artísticas.

 Preparando a ação 

 Ações realizadas antes do início do recreio orientado: 
 • Trabalhamos em sala de aula os textos sobre conceitos e históricos que tratam do bullying, fazendo reflexões e murais sobre o tema.
 • Na fase de planejamento, os professores participaram da organização das atividades e relacionaram os materiais a serem utilizados no projeto. 
 • A coordenação pedagógica da escola realizou reuniões com os líderes de classe e com os alunos que fazem parte do Grêmio Estudantil, para formar as equipes dos monitores e decidir quais atividades cada equipe iria desenvolver e quais espaços da escola seriam utilizados. Cada equipe foi responsável pela organização do seu espaço, cuidando do material utilizado.
 • Os alunos foram orientados sobre como utilizar os espaços e garantir que todos pudessem participar de alguma atividade.  

Avaliação

  A avaliação dos alunos aconteceu de forma contínua e sistemática. As atividades foram avaliadas durante a execução do projeto e após, em reuniões pedagógicas com os professores, reunião de líderes e reunião com o Grêmio Estudantil. O projeto resultou numa maior interação entre os alunos de todas as turmas, promoveu valores e cultura de paz, houve diminuição dos conflitos no recreio. Rosilda Mara Rodrigues Moroso pedagoga, especialista em Psicopedagogia e assistente técnico pedagógico da Escola de Educação Básica Professor Pedro Da Ré, Criciúma, SC. sissamara@ibest.com.br Projeto Pedagógico publicado na edição nº 405, jornal Mundo Jovem, abril de 2010, página 15. Referências Bibliográficas: BOSI, Alfredo. Reflexões sobre Arte. Editora Ática. CAILLOIS, R. Os jogos e os homens. Editora Cotovia (Portugal). FUSARI, Maria. Arte na Educação Escolar. Editora Cortez. WAICHMAN, P. Tempo livre e recreação. Editora Papirus. Ficha técnica Local de realização: Escola de Educação Básica Professor Pedro Da Ré, Criciúma (SC). Público atendido: alunos do Ensino Fundamental e Médio. 

 Objetivo Geral

Proporcionar atividades culturais e esportivas, visando ao desenvolvimento da criatividade, da motivação, da autoestima e o gosto pela escola, evitando o bullying. Objetivos específicos: 
 • Compreender a cidadania como participação social, exercícios de direitos e deveres, adotando no dia-a-dia atitudes de cooperação e respeito mútuo. 
 • Promover e estimular os dons artísticos, esportivos, o conhecimento e a valorização da cultura. • Exercitar as habilidades de dialogar, ouvir e respeitar a opinião alheia e tomar decisões em conjunto. 

Responsáveis:

Assistentes técnicos pedagógicos, professores, em forma de revezamento e escala, Grêmio Estudantil, líderes de classe. Duração: durante o ano letivo. Recursos materiais: bolas, cordas, bambolês, amarelinhas, bolinha de gude etc. Aparelho de som, microfones, caixas de música, CD, diversos tipos de papéis, materiais de artes, entre outros. Acontecendo na prática Espaço das brincadeiras de rua Responsáveis: Professores de 1ª a 4ª séries Atividades: Bola de gude, bambolê, queimada, taco, pega-pega, amarelinha, pular corda, cantigas de roda, vai-e-vem etc. Local: Pátio descoberto Espaço da dança e música Responsáveis: Professores de Educação Física Atividades: Dança da cadeira, ensaio de coreografias, de canto etc. Local: Pátio coberto Espaço esportivo Responsáveis: Professores de Educação Física Atividades: Jogos com bola, cordas ou de corrida. Local: Ginásio de esportes Espaço das atividades artísticas Responsáveis: Professores de Arte Atividades: Produção artística com diversos materiais: papéis, cola, pincéis, tintas, revistas, jornais, sucatas etc. Local: Refeitório

Nenhum comentário:

Postar um comentário